top of page

     

 

Em menos de um ano a "Ama Associação Mãos Amigas, IPSS",  conclui uma das etapas para a construção do edifício AMA. Pese embora o atraso verificado no parecer da proteção civil os órgãos sociais envidaram esforços para que o projeto entrasse na câmara municipal muito mais cedo como foi alvitrado. No entanto, apesar de alguns obstáculos, penso que foi em tempo recorde que se fizeram os vários projetos (Projeto de arquitetura, Projeto de estabilidade, Plano de acessibilidades, Projeto de alimentação e distribuição de energia elétrica, Projeto de instalação de gás visado pela entidade inspetora, Projeto da rede predial de abastecimento de água, Projeto de drenagem de águas residuais domésticas, Projeto da rede de águas pluviais, Projeto de infraestruturas de telecomunicações em edifício, Estudo de comportamento térmico, Projeto de instalações eletromecânicas, Projeto de segurança contra incêndios, Projeto acústico, Projeto de ventilação e exaustão de fumos e gases de combustão, Projeto do sistema de climatização, Projeto do sistema de deposição de resíduos de construção e demolição). Mas, “mais vale tarde do que nunca”, o projeto foi entregues hoje 19 de dezembro de 2013, tendo agora os serviços camarários 20 dias uteis para dar parecer favorável e emitirem a respetiva licença.

 

 

Entregue a 15 de julho, após de cinco meses, finalmente, proteção civil dá parecer favorável ao projeto de segurança contra riscos de incêndio. Depois de analisado e de duas reuniões com a AMA, o engenheiro responsável pelo parecer dá luz verde ao projeto. Era até hoje o único parecer em falta e necessário para que o projeto entrasse na câmara municipal, nos servições de urbanismo. É preciso ter paciência de santo para que as coisas se resolvam. Este parecer demorou tanto tempo a ser emitido como todos os outros projetos.

Parecer da Proteção Civil - 18 Dezembro
Assembleia Geral - aprovação atividades e orçamento - 16 Dezembro

 

 

Teve lugar a segunda assembleia geral ordinária com os atuais órgãos sociais. A reunião teve lugar na Casa de Cultura Popular de Outeiro Seco onde se trataram vários assuntos de interesse para os associados. Os assuntos em discussão foram a apreciação, discussão e votação do plano de atividades e orçamento para 2014. 
O presidente da direção apresentou o plano de atividades e orçamento para 2014. Salientou que, a previsão de orçamento foi feita em função dos resultados de 2013. Quando ao plano de atividades frisou que apesar de ainda não se terem iniciado as obras e o povo continuar descrente, os órgãos sociais decidiram apresentar um conjunto de ações que visão a angariação de fundos. Uma vez que 2014 será seguramente o ano mais importante na vida da associação. Depois de analisados e discutidas as propostas, a assembleia deliberou por unanimidade aprovar os documentos. O presidente da direção prestou ainda alguns esclarecimentos sobre o atraso e conclusão dos projetos, afirmando que todos os projetos ficaram concluídos no mês de agosto, faltando apenas o parecer do projeto de segurança contra riscos de incêndio, o qual foi entregue dia 15 de julho à proteção civil de Vila Real para que esta se pronunciasse. 
O presidente da direção salientou a rapidez com que o processo de contratação dos projetistas e a elaboração dos projetos decorreu, bem como a permuta e escritura do terreno e as isenções solicitadas, nomeadamente ao secretário de estado do tesouro, sobre os impostos correspondentes ao pagamento de IMT - Imposto Municipal de Transmissões, para que se pudesse efetuar a escritura em tempo útil.

Segurança Social aprova projeto - 4 Outubro

 

 

No passado dia 4 de outubro, a centro distrital da segurança social de Vila Real, na sequência  do solicitado pela Associação Mãos Amigas, depois de analisado o projeto de arquitetura, tendo em vista o licenciamento do projeto, deu parecer favorável.

Emigrantes nos Estados Unidos angariam fundos - 29 Setembro

 

 

No passado dia 29 de setembro, dia de S. Miguel, padroeiro de Outeiro Seco, os emigrantes naturais de Outeiro Seco, a residir nos Estados Unidos, decidiram fazer um almoço convívio, cuja finalidade foi a angariação de fundos para a construção de um centro dia/residencial para idosos, na nossa freguesia. O evento teve lugar, no restaurante “O Manuel” em Bridgeport.
Apesar da distância, essa não foi obstáculo para mostrar como os nossos emigrantes gostam e não esquecem as suas origens, e quando estão em jogo causas nobres como esta, estes se engrandecem e se prontificam a ajudar colocando-se na linha da frente. A Associação Mãos Amigas agradece em especial à comissão organizadora (Berta Santos, Maria Batista, Zeza Costa, Hermínio Batista, Euclides Chaves, Manuel Coelho) o donativo de 10 405$ dólares que conseguiram angariar em prol desta Associação. A Associação agradece a  todos os Outeirossecanos aí residentes que estiveram presentes, bem como a todos aqueles que quiseram juntar-se à iniciativa, portugueses e americanos.

AMA decide fazer Auto da Paixão - 15 Agosto

 

 

Perspetivando as atividades a desenvolver no próximo ano, a AMA Associação Mãos Amigas, IPSS,  decidiu, em reunião dos órgãos sociais, fazer o Auto da Paixão de Cristo, na próxima Páscoa. O primeiro passo a dar será convidar pessoas necessárias par realizar o evento. Tarefa difícil e já tentada pelo nosso secretário da direção (Arlindo Alves) a título individual. 
Os órgão sociais decidiram também realizar outras atividades que a seu devido tempo serão anunciadas.

Parecer favorável da delegação de Saúde - 19 Julho

 

 

No passado dia 19 de julho, a delegação de Saúde de Chaves, deu parecer favorável sobre o projeto de arquitetura apresentado pela Associação Mãos Amigas. Depois de analisado pelos técnicos competentes este pronunciaram-se a favor do projeto considerando que reúne as condições necessárias para ser construído.

 

 

No passado dia 24 de junho, na Câmara Municipal de Chaves, foi finalmente realizada a escritura de permuta do terreno da Associação pelo lote 6 da quinta dos Montalvões. Autarquia e AMA, depois de diferido o pedido de isenção do IMT (Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis), pelo diretor geral da autoridade tributária, celebraram a escritura, no ato a autarquia representada pelo seu presidente e a AMA representada pelos presidentes da assembleia geral, direção, conselho fiscal e tesoureiro, na presença do notário municipal Dr. Marcelo Delgado concluíram mais uma etapa no sentido da construção da infraestrutura que todos ambicionam há seis anos. 
O projeto de arquitetura, já concluído de autoria do arquiteto Filipe Tojeiro e os projetos de especialidades em fase final de elaboração darão entrada na câmara municipal em breve, ficando a aguardar que a autarquia aprove o projeto para a construção do imóvel.

Escritura da permuta do terreno- 23 Junho

 

 

A AMA Associação Mãos Amigas, IPSS, recebeu nas suas instalações a Engenheira Raquel Reis da segurança social de Vila Real que se fez acompanhar pela responsavel pelos lares do Serviço Local de Atendimento de Chaves e pelo arquiteto Filipe Tojeiro responsável pelo projeto de arquitetura. Esta visita de trabalho serviu para conhecer o novo local onde será construído o centro dia/lar, e para limar arestas quanto ao projeto de arquitetura.
As representantes da Segurança Social ficaram satisfeitas com o novo local de implantação do edifício considerando-o con excelentes condições.
A engenheira Raquel Reis inteirou-se da fase do projeto cuja explicação foi dada pelo arquiteto Tojeiro que detalhadamente apresentou as ideias e esboços já feitos. Depois de analisado o projeto fizeram algumas sugestões que a Associação, despois de reunir, decidiu incorporar no mesmo.

Segurança Social visita AMA - 21 Março
Visita à Segurança Social de Vila Real - 22 Fevereiro

 

 

A AMA Associação Mãos Amigas, IPSS,  deslocou-se a Vila Real para contatar os serviços da Segurança Social. Fomos recebidos pela Engenheira Raquel Reis que com a sua simpatia nos forneceu detalhes importantes para a fase de projeto.

Fomos acompanhados pelo arquiteto Filipe Tojeiro que se inteirou de alguns pormenores que deverá observar na execução dos projetos. Saímos muito satisfeitos com a disponibilidade da engenheira Raquel Reis que prometeu visitar Outeiro Seco para se inteirar em loco das iniciativas e conhecer o terreno. Foi uma reunião produtiva e esclarecedora, ficando a associação em posse de informação valiosa para continuar a desenvolver os processos conducentes à construção do lar.

 

 

Escolha do projetista - 14 Fevereiro

 

 

A AMA Associação Mãos Amigas, IPSS, já escolheu o gabinete de arquitetura/engenharia que irá realizar os projetos para a construção do lar/centro dia. Foi celebrado contrato com a empresa EngiDouro e o arquiteto Filipe Tojeiro, membro da nossa associação, os quais se comprometeram realizar e aprovar o projeto dentro dos prazos estabelecidos no contrato.

Permuta do Terreno- 13 Fevereiro

 

 

Sob proposta da AMA Associação Mãos Amigas, IPSS, a Câmara Municipal de Chaves aprovou, por unanimidade, em reunião ordinária, a permuta do terreno em posse da associação, pelo lote número 6, do loteamento da quinta dos Montalvões. Ficando ainda o processo dependente do sancionamento da...

Assembleia Geral - 9 Janeiro

 

 

Teve lugar a primeira assembleia geral ordinária da nova direção. A reunião teve lugar na Casa de Cultura Popular de Outeiro Seco onde se trataram vários assuntos de interesse para os associados. Os assuntos em discussão foram a apreciação, discussão e votação do relatório e contas de...

 

Tomada de posse dos Orgãos Sociais 2013/2015 - 13 Janeiro

 

 

No passado dia 13 de janeiro de 2013 tomaram posse, na Casa de Cultura Popular de Outeiro Seco, para triénio 1013-2015, os novos órgão sociais da AMA Associação Mãos Amigas IPSS.  Uma cerimónia, simples e rápida como era desejada pela nova direção, presidida pelos presidentes da assembleia geral e...


 

bottom of page