Introdução
De acordo com a alínea b) do artigo 36.º dos estatutos da associação Mãos Amigas o plano de atividades constitui um dos mais importantes instrumentos desta instituição, sendo entendido como o documento de planeamento, que define, os objetivos e programação das diversas ações. O plano de atividades serve ainda para proceder à identificação dos recursos necessários à consecução das diferentes atividades.
O plano de atividades é um instrumento dinâmico e flexível podendo sofrer alterações e/ou melhorias ao longo do ano. Com base nas propostas apresentadas pelos elementos que compõem os corpos sociais e tendo em conta os planos de atividade anteriores, o presente espelha um conjunto de ações que visão a consecução dos fins a que a os órgãos sociais se propõem.
Este permite, de forma mais contextualizada, o desenvolvimento das atividades, enquadradas num conjunto de processos que visam articulação entre os diversos membros dos órgãos sociais em função do grande objetivo comum – a continuação com a construção da residencial para idosos e centro dia.
Propósito
A realização do Plano de Atividades para 2017 vai desenrolar-se num quadro complicado de dificuldades económicas, nomeadamente na contenção de despesas por parte do estado.
A associação reconhece que existem dificuldades financeiras para a implementação deste projeto, foi proposto pela direção e assumido por todos os órgãos sociais, que para o ano de 2017, o propósito central do desenvolvimento da ação se focaria, sobretudo, numa cultura de rigor, na envolvência das populações de Outeiro Seco e populações vizinhas nomeadamente Santa Cruz/Trindade, na candidatura ao programa Norte 2020 e na continuação da construção do lar.
Assim, deverão as atividades programadas desenvolver-se em várias vertentes de acordo com a especificidade de cada uma.
Para o ano 2017 como nos anteriores convém planificar as nossas atividades para que a intervenção ao longo do ano junto das pessoas seja mais organizada e bem preparada.
Objetivos do plano de atividades
O principal objetivo a desenvolver para 2017 visa, dar continuidade à construção do lar.
Nesta medida pretendemos:
-
Associados
Sensibilizar os associados que não têm as cotas em dias para regularizarem a situação.
Promover a de angariação de novos sócios.
-
Comunicação
Atualizar da página Web da associação para que esta cumpra o seu objetivo de informar os associados daquilo que se vai fazendo na associação.
-
Angariação de fundos.
Promover uma angariação de fundos financeiros na freguesia de Outeiro Seco e freguesia limítrofes, com atividades específicas a desenvolver.
-
Candidatura a fundos comunitários e outros
Candidatar o projeto, assim que abram concurso, aos fundos comunitários – Portugal 2020 nomeadamente no quadro do objetivo temático “7 – Promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação” cujo objetivo específico definido para a Prioridade de Investimento no Programa Operacional, é “7.3.1 - Qualificar e adequar a atual rede de serviços e equipamento sociais e de saúde à satisfação das necessidades da população”.
-
Construção da residência para idosos/ centro dia.
Promover uma cultura positiva e mobilizar os associados e população em geral para a continuidade das obras.